Midá Kenégued Midá, a régua de Deus

“Com a medida com que tiverem medido
vocês serão medidos…”
(Mc 4:24)

Imagine-se um rei muito poderoso e que precisa criar uma maneira de estabelecer a medida que usará tanto para recompensar como para punir seus súditos por suas atitudes. Certamente, muitas seriam as possibilidades, porém todas apresentariam, em alguma proporção, aspectos que poderiam não ser tão justos em determinadas circunstâncias.

Pois bem, em algum momento da eterni­dade, Deus precisou firmar esse critério e, como em tudo o que faz, lançou mão da simplicidade e da perfeição.

Em sua infinita sabedoria, fez o seguinte: permitiu que, por meio da maneira como nos comportamos com nossos semelhantes, nós mes­mos forjemos a régua que Ele usará conosco para nos recompensar ou nos punir, conforme obedeçamos ou não a seus Mandamentos.

Em outras palavras, a medida que usarmos com o próximo Ele usará conosco (atente-se para a ótima notícia: há total liberdade para estabelecer essa medida!).

Assim, na mesma intensidade que formos generosos, bondosos, misericordiosos, criteriosos ou exigentes com as outras pessoas, igualmente o Céu será conosco.

No judaísmo, os rabinos ensinam que esse é um princípio aplicável a todas as áreas da vida: finanças, honra, socorro, perdão, justiça etc., e o denominam Midá Kenégued Midá, ou seja, Medida por Medida.

No Talmude aprende-se que “… O céu mostra misericórdia àquele que é misericordioso para com os outros, mas não mostra àquele que não o é” (Shabat 151b) e ainda “Com o instrumento de medida com que o homem mede, ele será medido” (Tsedacá e Chessed, cap. 1, p. 11). O rabino Zusha (1718-1800) certa vez asseverou: “… o Todo-Poderoso conduz-se conosco conforme nós nos conduzimos com os outros”.

Mas seria esse um princípio religioso específico do judaísmo, capaz de produzir efeitos apenas entre os adeptos dessa religião ou é algo universal, isto é, aplicável a todos os seres humanos? Sem dúvida, ele se aplica a todos.

CONTINUA…


Querido leitor,

Você está gostando deste texto?

Leia ele completo no livro que publiquei, chamado Princípios para a Vida.

Se você comprar, estará me ajudando e me incentivando a escrever cada vez
mais.

 

Abaixo, coloco o link para facilitar.

Muito obrigado e que Deus te abençoe poderosamente.

Sobre o Autor

H. S. Lima

H. S. Lima é escritor, advogado e palestrante. Tem como propósito de vida compreender os princípios eternos contidos principalmente nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, chamados de Pentateuco ou Torá, identificar a compatibilidade com a mensagem de Jesus Cristo, para então ensinar como observá-los na vida pessoal e profissional.

Veja outros conteúdos relacionados

Conselhos para a vida profissional (parte 2 – mente empreendedora)

(…) Mente empreendedora A cada dia me convenço mais de que a graduação escolhida é o menos relevante para o…

No final, o que realmente importa? Ou: “as dúvidas de Tolstói podem ser as suas”.

“Existe no homem um vaziodo tamanho de Deus.”(Dostoiévski) Nos textos que compõe o livro “Princípios para a Vida”, por meio…

A “melhor” profissão vs. Mentalidade Empreendedora

(…) Qual o melhor curso de graduação É comum ficar em dúvida sobre qual graduação escolher e até mesmo se…