Quando você for jantar com alguém importante, não esqueça quem ele é. Se você é guloso, controle-se.
(Pv. 23:1-2. NTLH)
No mundo dos negócios é comum surgirem convites para atividades a serem realizadas fora do ambiente profissional. Podem ser almoços, jantares, jogos, happy hours, finais de semana em casas de campo, de praia ou outros momentos com o objetivo de ter tempo de qualidade em locais mais informais. Muito importante ficar atento nessas ocasiões, especialmente se estiver acompanhado de pessoas que ocupem posição hierárquica superior. Você provavelmente estará sendo observado e a imagem que causar dificilmente será alterada. Trata-se de uma oportunidade da qual podem sair dois resultados: uma boa impressão ou uma má impressão. Alguma delas ficará.
O provérbio cita como exemplo a gula, mas o princípio é o de controlar os impulsos, seja por comida, bebida ou até mesmo o desejo de sempre ganhar (caso seja convidado a alguma partida), de tecer comentários depreciativos sobre outras pessoas (se a conversa descambar para esse lado), de falar demais de si próprio (caso lhe ofereçam essa oportunidade). Ou seja, importante ficar sempre atento aos movimentos das pessoas e, principalmente, aos próprios. Mostrar-se ávido pela comida ou pela bebida, revelará fraco autodomínio ou insuficiente “desconfiômetro”, e tais traços de personalidade podem dissuadi-los de fazer eventuais convites que poderiam surgir.
CONTINUA…
————-
Querido leitor,
Está gostando deste texto?
Ele é trecho de um dos capítulos do livro que em breve lançarei (está na editora), chamado “Provérbios para a Vida – Sabedoria bíblica para o dia a dia”.
Se tiver interesse, participe de nosso pré-lançamento. Envie uma mensagem por qualquer canal deste site, assim colocarei seu nome na lista de prioridades. Você poderá comprar com desconto de 40% do valor de capa.
Que Deus te abençoe.