Quem é repreendido muitas vezes e teima em não se corrigir cairá de repente na desgraça e não poderá escapar. (Pv. 29:1 NTLH)
Uma das mensagens centrais da Bíblia é o chamado ao arrependimento, que envolve a correção dos caminhos, com mudança nas atitudes e na forma de pensar e crer. Esse provérbio aborda esse assunto, mas sob a ótica de um aviso: se não mudar de conduta, em algum momento não será mais possível, pois a desgraça terá chegado. É um alerta muito contundente que tem relação, também, com o princípio da colheita e da semeadura. Havendo conserto no rumo que se está dando à vida, é possível que até mesmo as consequências daquilo que já se praticou sejam neutralizadas, pois diante de um coração completamente arrependido, Deus pode até mesmo revogar decretos que trariam consequências funestas e que seriam desdobramentos das condutas em ofensa aos Mandamentos Eternos.
O astrônomo e comentarista bíblico, Ibn Nachmiash, que viveu no século 14, escreveu o seguinte sobre esse provérbio: “Um homem que é castigado por Deus e não percebe que Deus foi quem lhe enviou os sofrimentos, ‘endurecendo o pescoço’ e dizendo que são o resultado do acaso, será ‘quebrado e sem cura’”. (O Livro do Provérbios – Rei Salomão Ben David; traduzido por Adolpho Wasserman. – São Paulo: Maayanot, 1998., página 200).
CONTINUA…
————-
Querido leitor,
Está gostando deste texto?
Ele é trecho de um dos capítulos do livro que em breve lançarei (está na editora), chamado “Provérbios para a Vida – Sabedoria bíblica para o dia a dia”.
Se tiver interesse, participe de nosso pré-lançamento. Envie uma mensagem por qualquer canal deste site, assim colocarei seu nome na lista de prioridades. Você poderá comprar com desconto de 40% do valor de capa.
Que Deus te abençoe.