Não fique contente quando o seu inimigo cair em desgraça.
(Pv. 24:17. NTLH)
Apesar de nos últimos dois ou três séculos a sociedade, especialmente a ocidental, estar sendo fortemente influenciada pelo conhecimento científico, a cada dia crescem novas descobertas que confirmam as verdades ensinadas em muitas das religiões e especialmente do conhecimento oriental. Algo nesse sentido é o entendimento de que todos estamos de alguma maneira conectados.
Por isso, a injustiça e a tragédia que acontece que com qualquer pessoa no mundo, em maior ou menor grau, afeta a todos. Essa é uma das razões para não se alegrar quando o mal alcança alguém, ainda que seja um desafeto dos negócios ou da vida pessoal. Em toda a Bíblia há a admoestação de não se alegrar com a desgraça alheia, Jó, Jesus e vários outros alertaram quanto a isso.
As coisas ruins que acontecem podem ser analisadas de várias maneiras e uma delas é segundo o critério da justiça ou da injustiça, isto é: quem sofreu, mereceu ou não? Contudo, nisso há um severo problema, pois não temos condições de julgar nossos semelhantes, trata-se de função exclusiva de Deus, que é o único que conhece os corações, pensamentos, motivações etc.
CONTINUA…
————-
Querido leitor,
Está gostando deste texto?
Ele é trecho de um dos capítulos do livro que em breve lançarei (está na editora), chamado “Provérbios para a Vida – Sabedoria bíblica para o dia a dia”.
Se tiver interesse, participe de nosso pré-lançamento. Envie uma mensagem por qualquer canal deste site, assim colocarei seu nome na lista de prioridades. Você poderá comprar com desconto de 40% do valor de capa.
Que Deus te abençoe.