Provérbios para a Vida: não inveje os maus

Não tenha inveja dos injustos… (Pv. 3:31)

Esse conselho traz oculta uma indagação: por que os maus prosperam? Muitas vezes vemos pessoas que são notoriamente ruins, mas que, mesmo assim, parece que para elas tudo vai bem. Isso pode causar até uma certa indignação e levar alguns a questionar a justiça divina.

Ciente de que experimentaríamos esses sentimentos, a bíblia trata desse assunto algumas vezes, mas sempre com a mesma recomendação: não os inveje!

Todas as pessoas são dotadas de talentos, dons e capacidades nas mais diversas áreas e com as mais variadas utilidades. Em primeiro lugar, importante lembrar que uma habilidade que num determinado momento da história está sendo valorizada, pode não ter sido em outro. Além disso, cada um tem a liberdade de escolher como quer usar o que recebeu, se em benefício apenas de si próprio ou se para fazer algo de útil também para a coletividade.

Quem tem uma mente privilegiada pode ser um pesquisador em busca de tratamento para alguma enfermidade ou desenvolver drogas que causam dependência e destruição.

Lembremos ainda que enquanto se está vivo, é possível o arrependimento e a reparação ou, pelo menos, a amenização do mal que causou. Passando para a outra fase, só restará prestar contas acerca daquilo que se fez para então colher as consequências boas ou más. Então, aquele que é mal hoje, pode ser um benfeitor amanhã.

Existe grande diferença entre a prosperidade debaixo da benção de Deus e aquela que decorre unicamente do próprio esforço. Ambas exigem preparação, dedicação, trabalho, suor, foco e coragem, mas a segunda pode ser fonte de grande sofrimento, angústia, estresse e até depressão.

CONTINUA…

————-

Querido leitor,

Está gostando deste texto?

Ele é trecho de um dos capítulos do livro que em breve lançarei (está na editora), chamado “Provérbios para a Vida – Sabedoria bíblica para o dia a dia”.

Se tiver interesse, participe de nosso pré-lançamento. Envie uma mensagem por qualquer canal deste site, assim colocarei seu nome na lista de prioridades. Você poderá comprar com desconto de 40% do valor de capa.

Que Deus te abençoe.

Sobre o Autor

H. S. Lima

H. S. Lima é escritor, advogado e palestrante. Tem como propósito de vida compreender os princípios eternos contidos principalmente nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, chamados de Pentateuco ou Torá, identificar a compatibilidade com a mensagem de Jesus Cristo, para então ensinar como observá-los na vida pessoal e profissional.

Veja outros conteúdos relacionados

Provérbios para a Vida: peça direção do alto

Eu darei bons conselhos. (Pv. 1:23, parte. NTLH) O mundo está cada dia mais imprevisível. Fazendo um trocadilho, a imprevisibilidade…

Provérbios para a Vida: em algum momento, as chances acabam

Quem é repreendido muitas vezes e teima em não se corrigir cairá de repente na desgraça e não poderá escapar.…

Provérbios para a Vida: não persiga a riqueza

Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso. Pois o seu dinheiro pode sumir de repente,…