Para jovens inteligentes: evite entrar em discussões

Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal.

(Prov. 3:30)

Uma coisa que nunca vai faltar na sua vida é a oportunidade de se envolver em polêmicas, brigas e discussões. Por isso o conselho do Rei Salomão é: não entre em brigas sem motivo. Mas, interpretando isso com o restante da bíblia, vou mais além, não deixe que tudo seja motivo para uma discussão. Pelo contrário, entre numa peleja apenas quando não tiver opção ou quando o mal causado for demasiadamente grande para suportar calado.

Quando você discute com alguém e expõe todos os seus argumentos, talvez até depois se sinta aliviado com a sensação boa de que externou suas verdades, entretanto, como resultado prático, talvez a última coisa que conseguirá é convencer o outro lado a concordar com você e, muito menos, a agir da maneira como você espera.

Além disso, se é uma discussão que pode ser levado ao Poder Judiciário ou a algum tribunal de arbitragem, a não ser que exista verdadeira chance de realizarem um acordo, deixe de lado a vontade de brigar num ambiente e num momento que não poderão ajudar, vá para as vias adequadas e lá use toda sua energia e capacidade para demonstrar que a razão e o direito estão ao seu lado.

CONTINUA…


Querido leitor,

Está gostando deste texto?

Ele é trecho de um dos capítulos do livro “Para jovens inteligentes – 31 lições do livro de Provérbios para uma vida abundante“, um livro feito com muito carinho para guiar os jovens que estão começando sua vida.

Baseado nos valores do livro de Provérbios, há muitos conselhos para esses jovens. É um livro ricamente ilustrado com exemplos reais de pessoas que colheram bons e maus frutos conforme observavam ou desrespeitavam as orientações do rei Salomão, autor do livro de Provérbios.

Esse é o presente ideal para seus filhos, netos e amigos! Dê sabedoria para eles.

Que Deus te abençoe.

Sobre o Autor

H. S. Lima

H. S. Lima é escritor, advogado e palestrante. Tem como propósito de vida compreender os princípios eternos contidos principalmente nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, chamados de Pentateuco ou Torá, identificar a compatibilidade com a mensagem de Jesus Cristo, para então ensinar como observá-los na vida pessoal e profissional.

Veja outros conteúdos relacionados

Para jovens inteligentes: cuidado com os compromissos jurídicos

Filho, você é fiador de alguém? (Prov. 6:1) Quando esse provérbio foi escrito, ser fiador de alguém colocava em risco…

Para jovens inteligentes: deixe a conversa de lado e trabalhe

Quem trabalha tem com o que viver, mas quem só conversa passará necessidade. (Prov. 14:23) Estava formado há cerca de…

Para jovens inteligentes: cuide de seus pensamentos

Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. (Prov. 4:23) Nos dias…